sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 19

Oi, bonitinhos!

O número 19 é:

Livro favorito transformado em filme


Reparação - Ian McEwan


Minha primeira opção era falar de Orgulho e Preconceito, a versão de 2005, só por causa daquela cena da chuva que eu amo – porque o resto não é tão bom. Mas como eu já falei desse livro antes, resolvi falar de outro, que também tem a Keira Knightley no elenco. (nota: a Keira Knightley faz todas as adaptações dos melhores livros, mas eu não gosto dela, o que faz com que eu tenha um grande preconceito com várias versões fílmicas de livros que eu goste).



O filme Desejo e Reparação é uma adaptação do romance do Ian McEwan (a tradução do nome do livro para o português é só Reparação). Todas as pessoas que me falam que assistiram a esse filme (e não conhecem muito de literatura), me perguntam se ele não é da Jane Austen. não é galera, se passa no século XX. Entretanto, apesar de estarem confundindo duas coisas bem diferentes, quem faz essa pergunta não está tão errado assim. Eu não sei se foi de propósito ou não, mas a epígrafe do romance é um trecho de um dos livros da Austen, Northanger Abbey, e achei a maneira como os tradutores conseguiram fazer a relação com a obra da Jane bem esperta.  O filme é muito bom, a atuação da Knightley é surpreendentemente boa, mas para mim a melhor atriz do filme é a menina que faz a narradora Briony Tallis, Saoirse Ronan. O James McAvoy também faz um bom Robbie Turner, e a cena da biblioteca faz a gente se abanar de calor.

O livro Atonement foi publicado em 2001, e conta a história de duas irmãs e um rapaz, e de como a vida é complicada (parabéns para mim pelo pior resumo da História). Aviso de utilidade pública: quem não leu o livro, NÃO VEJA O FILME! Vá ler o romance primeiro, porque a história tem uma surpresa no final, e, se você assiste antes (como eu fiz) a experiência perde um pouco do impacto.
Agora, se você, caro leitor desavisado, já viu o filme, leia o livro do mesmo jeito. A narração é fantástica, as personagens são fora de série e o final nos faz ter vontade de sentar num cantinho e chorar baixinho pela dor de todo o mundo – ou pelo menos foi assim que eu me senti.


Leiam e me contem quando isso acontecer para a gente trocar figurinhas.


Edição que eu li:





















Título: Reparação
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 2001

Qual a adaptação favorita de vocês?


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário