sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 21

Olá, bonitinhos!

Para o número 21 temos que puxar a memória:


O primeiro romance que você lembra ter lido


O Diário de Lúcia Helena - Álvaro Cardoso Gomes

Eu esqueci o nome do primeiro de verdade. Era “O Diário de (alguém que eu não sei o nome)” e tinha metade do livro virada de cabeça para baixo. Se alguém souber o nome desse livro, por favor me conte! (Notem que eu tinha uma coisa por diários)
O Diário de Lúcia Helena, do Álvaro Cardoso Gomes, foi um romance que eu li quando era bem novinha. Ele conta um ano da vida de uma adolescente, Lúcia Helena, que se apaixona por um rapaz de uma classe social diferente da sua. A história começa com um tom bem leve – a LH é meio fútil no início, super preocupada com um baile (de debutante, eu acho) –, mas acaba de um jeito mais sério (ou pelo menos essa é a minha memória). Eu reli esse livro tantas vezes (e emprestei para uma amiga que também fez o mesmo) que a minha cópia, que já era herdada, ficou detonada.
O romance é bem curto, e eu acho que não pode ser visto como infantil – a temática é bastante adolescente, mas eu era louca por essa história. Ficava horas sonhando que eu era a Lúcia Helena e que namorava o gurizinho com quem ela fugia depois (que tinha um nome composto que eu não lembro).
Talvez eu faça uma releitura um dia desses só para ver o que me causava tanta paixão.

Edição que eu li:





















Título: O diário de Lúcia Helena
Autor: Álvaro Cardoso Gomes
Editora: FTD
Ano da primeira publicação: 1992 (não tenho certeza do ano)

Vocês se lembram do primeiro romance que leram? Qual foi?


Nenhum comentário:

Postar um comentário