sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 28

Olá, bonitinhos!

O número 28:

Título de livro favorito

Guerra e Paz - Liev Tolstói / O Tempo e o Vento - Erico Verissimo

Eu gosto de títulos pequenos que falem muita coisa. Atonement, Shame, Pride and Prejudice, Todos os Nomes, Grande Sertão: Veredas são todos exemplos que eu aprecio porque são simples e fortes. E hoje eu tive que roubar um pouquinho e escolher dois, porque, para mim, são os melhores nomes de livros possíveis.
Guerra e Paz de Liev Tolstói e O Tempo e o Vento de Erico Verissimo são duas obras gigantescas que buscam compreender a sociedade de uma determinada época em sua completude. Seus títulos, entretanto, se limitam a duas palavrinhas que são iguais a todas as coisas. Não é maravilhoso? Para dois autores tão produtivos, o poder de concisão que exercem na nomeação de seus trabalhos é impressionante.
Além disso, são expressões gostosas de falar, e me parecem muito impactantes – principalmente combinadas com a extensão de páginas de cada obra.


Edições que eu li/tenho:




















Título: O Tempo e o Vento
Autor: Erico Verissimo
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 1949 (O Continente), 1951 (O Retrato), 1962 (O Arquipélago)




















Título: Guerra e Paz
Autor: Liev Tolstói
Editora: Cosac Naify
Ano da primeira publicação: 1865-1869

Que tipo de títulos vocês gostam? Quais os seus favoritos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário