sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 26

Olá, bonitinhos!

O número 26 é:

Um livro que mudou sua opinião sobre algo

As Boas Mulheres da China - Xinran

Eu não consegui pensar em nenhum livro que transformasse a minha visão do mundo completamente, então escolhi o As Boas Mulheres da China, de Xinran, uma jornalista chinesa. O livro é o resultado de uma coleta de relatos, das décadas finais do século XX, sobre a situação das mulheres chinesas modernas. O livro é chocante. Então, eu mudei de opinião do “zero” para alguma coisa de certos aspectos da cultura chinesa.
A prosa de Xinran é um pouco mais poética do que estou acostumada quando leio não-ficção, e algumas metáforas que ela usa são ao mesmo tempo assustadoras e lindas. Uma das histórias, logo no começo, fala de uma menina que era abusada pelo pai, e que sentia tanta falta de um toque carinhoso que, quando estava no hospital tratando de um espancamento, ficava feliz de ser tocada pelas patas de uma mosca. Esses tipos de relatos que transbordam de dor e resiliência são a tônica do livro.
Essa foi uma experiência de leitura que me fez ver, com mais clareza, como o problema da dominação da mulher ainda é uma questão pungente na sociedade contemporânea. Não consigo apagar o choque que me causaram algumas histórias, que são de revirar o estômago. Admiro bastante a autora por procurar articular esses traumas de forma tão clara e tocante. É uma leitura um pouco pesada, mas foi muito significativa para mim.


Edição que eu li:

















Título: As boas mulheres da China
Autor: Xinran
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 2003

E vocês, tiveram alguma leitura que mudou seu mundo?

beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário