segunda-feira, 21 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 12

  Oi, bonitinhos!

  Hoje a temática anda meio negativa. Vamos ao segundo post:

Um livro que você ama e odeia ao mesmo tempo: 

   Pastoral Americana - Phillip Roth

   Eu tenho uma relação complexa com o Phillip Roth: ao mesmo tempo em que eu reconheço o valor dos livros dele, não consigo chegar ao ponto de gostar de verdade do que ele escreve. Eu não li tantas coisas assim (ok, eu só li dois livros), mas o que eu li me causou a sensação de “é bom, mas... meeeh”.
No Pastoral Americana, em particular, a reação foi “é lindo, mas... grrrrrrr”. Explico: as primeiras partes são muito, muito boas. O narrador da história – Zuckermann - é uma personagem que se repete em alguns livros dele, e é um velhinho escritor meio deprê, mas que é fácil de simpatizar e a gente compra a história dele ligeiro. Ele aparece mais na primeira parte do livro, mas some à medida que a narrativa entra mais fundo na vida do Seymor Levov, o Sueco, grande ídolo do Nathan Zuckermann durante a escola.
   A segunda parte é a vida do Sueco, focada principalmente na relação dele com a filha. Essa parte é a melhor do livro todo. A gente entende o que aconteceu de errado com os Levov, mas ao mesmo tempo parece inevitável que aquilo acontecesse – não dá pra atribuir culpa a ninguém (pelo menos eu não consigo). Além disso, o texto é todo tão bem cuidado, tão arrumadinho, que dá um prazer imenso de ler – mesmo quando as passagens são chocantes.


   Entretanto, nem tudo são flores. Eu odiei a terceira parte: é chata, cansativa, repetitiva, e termina num vazio que me fez ter vontade de atirar o livro na parede. Por um lado, me foi apontado que esse efeito era intencional, que o que o Roth queria nessa parte era mostrar que a vida é chata, cansativa e vazia. Por outro, um cara que escreveu aquela segunda parte perfeita não devia me fazer sentir assim – é malvado da parte dele.  Como a pergunta era sobre como eu me senti, e não sobre o quão habilidoso o autor é, eu achei que devia colocar esse livro como resposta para a pergunta do dia. Ainda assim, eu tenho consciência da inteligência e da qualidade da obra do Roth... só não tenho culpa de achar que ele devia ser mais bonzinho comigo.

Por quê, Roth? Por quê?


Edição que eu li:














Título: Pastoral Americana
Autor: Phillip Roth
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 1997


E vocês, qual livro amam e odeiam ao mesmo tempo?


Beijinhos

Um comentário:

  1. Não consigo pensar em nenhum livro que eu tenha AMADO e ODIADO ao mesmo tempo... Mas tem alguns que eu GOSTEI e ODIEI/NÃO GOSTEI ao mesmo tempo. Um deles foi "Lucíola"

    (Ju)

    ResponderExcluir