domingo, 6 de outubro de 2013

30-Day Book Challenge - Dia 4

Oi bonitinhos!

Viajei no fim de semana e fiquei sem acesso ao meu computador, então não pude postar nos últimos dias. Vou tentar me recuperar agora postando três seguidos. O primeiro post:

O livro favorito de sua série preferida


O meu livro favorito da série Harry Potter é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Acho que de todos, esse é o primeiro livro que relativiza um pouco mais o que é o bem e o mal (ou quem é do bem ou do mal) e como as aparências podem ser enganadoras, e também adoro que o Harry fica mais independente.

Nesse romance, o Harry está indo para o terceiro ano de Hogwarts, e o padrinho dele, Sirius Black, foge da prisão bruxa, Azkaban, onde ele estava preso desde logo depois da morte dos Potter, para ir atrás do afilhado. A partir desse ponto, o menino tem que procurar conhecer mais sobre a sua própria história e a de seus pais para entender porque Sirius estava preso antes e agora, com a fuga, se tornava um tipo de ameaça. [péssimo resumo, mas eu não quero dar spoilers se alguém não leu o livro ou viu o filme - e chegou de uma viagem para Marte recentemente]
Acredito que essa é a razão da história ser tão boa: nós leitores acabamos conhecendo muito mais da trajetória dos pais do Harry, e acabamos entendendo melhor o porquê eles foram mortos. Também somos apresentados às melhoooores personagens, Remus Lupin e Sirius Black, que são uns queridos. Acho que o quarteto dos Marotos são as personagens mais interessantes da série toda (junto com o Snape), porque têm histórias de vida tão cheias de contradições e tensões mal explicadas. [Talvez isso seja um reflexo do foco narrativo ser centrado no Harry, porque os nossos pais sempre são figuras um pouco misteriosas pra gente - talvez Freud explique].

Último motivo porque eu gosto tanto desse livro: EU AMO O HAGRID! Sem mais. 



Edição que eu li:


















Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2000



E vocês, qual o livro favorito da sua série favorita?

Beijinhos

Um comentário:

  1. A minha série favorita é Harry Potter... Mas o livro preferido... Difícil escolha!
    Como eu não tô no book challenge, posso falar de vários.
    Gosto muito de "A pedra filosofal" por contextualizar a história - a família, o mundo dos bruxos, a escola, as provas para chegar na pedra filosofal.
    "O cálice de fogo" é instigante pelos conflitos adolescentes de todo mundo, da presença de bruxos de diferentes lugares e da volta de Voldemort.
    "A ordem da fênix" é tenso, é cheio de ação, é nervoso e triste. Nada melhor que a luta entre Dumbledore e Voldemort - só de pensar me dá arrepios.
    E "As relíquias da morte" consegue fechar com chave de ouro a história. É uma agonia para saber o fim!!!

    ResponderExcluir