domingo, 6 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 6

   Oi, bonitinhos!

   Terceiro e último post do dia:

Um livro que te deixa triste

   Esse não foi difícil de achar. Acho que a literatura está cheinha de livros que ou nos deixam tristes ou nos arrasam completamente. O livro que eu escolhi é o The Remains of the Day (Os Resíduos do Dia), do Kazuo Ishiguro, que é um escritor inglês que nasceu no Japão, ou japonês que morou a vida toda na Inglaterra (como vocês preferirem).
   Ele conta a história de um mordomo (tipo Carson, do Downton Abbey) que, depois da Segunda Guerra, acaba trabalhando para um americano, e como isso faz com que ele tenha que rever toda a maneira como ele vê a própria vida.

   O sr. Stevens é um mordomo às antigas, super leal à família e com um senso de classe muito aguçado. Quando todas essas coisas mudam depois do fim da guerra, ele se encontra perdido num mundo que ele já não reconhece mais, e se pergunta se as escolhas que ele fez foram corretas ou não. No começo do romance ele tem a oportunidade de fazer uma viagem pelo interior da Inglaterra, para encontrar uma antiga colega de trabalho, Miss Kenton - um antigo amor não vivido. 
   A verdade é que, para mim, toda essa busca pela própria história pela qual o Stevens passa ao longo do romance é uma das trajetórias mais dolorosas que eu já li. Não que tenham ocorrido grandes tragédias ao longo da vida dele, mas o modo como ele olha para o passado e parece apontar para os momentos em que as escolhas que ele fez não foram as mais corretas me faz pensar muito em como a infelicidade é uma possibilidade constante na nossa vida. A gente pode estar tentando fazer a coisa mais certa, tentando o nosso melhor, e do mesmo jeito acabar dando tudo errado e a nossa vida pode ser desperdiçada nesses detalhezinhos que parecem, à primeira vista, sem importâncias, mas que na verdade definem o nosso futuro. Acho que esse livro é um grande lembrete de que qualquer um pode ser infeliz por qualquer motivo, e que nem sempre essas coisas são completamente explicáveis - simplesmente nos tornamos infelizes.
   Por isso esse livro me faz me sentir assim:

Edição que eu li:

Título: The remains of the day
Autor: Kazuo Ishiguro
Editora: Faber and Faber
Ano da primeira publicação: 1989


Tem um filme de 1993 com o Anthony Hopkins como Stevens e a Emma Thompson como Miss Kenton. Eu não assisti ainda, mas tenho muita vontade.

















Qual livro deixa vocês infelizes?

Beijinhos, até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário