quarta-feira, 23 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 14

   Oi, bonitinhos!

   O tema do post número 14 é:

Um livro que baseou um filme horrível

   Jane Eyre - Charlotte Bronte

   Michael Fassbender que me perdoe, mas o Jane Eyre é muito ruim. O livro é maravilhoso: cheio de elementos simbólicos interessantes, numa trama que dá vontade de ler, com personagens contraditórios e situações de conflito tensas. E o que faz a adaptação de 2011? Deixa tudo meio bege, meio vago (de um jeito ruim); nem o coisa-querida do Fassbender salva alguma coisa.

Não chora, querido, eu ainda te amo.

   A Jane é interpretada pela Mia Wasikowska, que fez uma boa Alice no filme do Tim Burton, mas que está muito fraquinha como a governanta do Mr. Rochester.  Eu não gostei da parte de Thornfield, e gostei menos ainda da parte que ela fica com os Rivers. O St. John, por falar nisso, tinha que ser mais bonito (e mais loiro) que o Rochester – é uma parte importante da discussão da Charlotte no romance que se perde nesse filme.
   Se alguém quiser ver uma boa adaptação de Jane Eyre, eu recomendo a série da BBC com o Toby Stephens (que é filho da Lady Maggie Smith) e que faz o MELHOR Mr. Rochester. Tem também uma adaptação de 1944 em que o Orson Wells interpreta o Rochester, mas essa eu nunca assisti inteira.

Um gostinho da série pra vocês,


Edição que eu li:


















Título: Jane Eyre
Autor: Charlotte Bronte
Editora: Harper Press
Ano da primeira publicação: 1847

Qual filme vocês acham que estragou a história do livro?


Beijocas

3 comentários:

  1. Tu já viu a webseries de Jane Eyre? É beeeem diferente de Lizzie Bennet Diaries, não é super produzida, mas é interessante. A menina que faz a Jane é ótima! Super acho que tu devia assistir, pra eu ter com quem comentar ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=GK8HqCXybok&feature=c4-overview-vl&list=PL3NxAiyc-89HP3wHV2y5mbwi2TidvocKZ

    ResponderExcluir
  2. "O amor nos tempos do cólera" (mesmo título); "Tudo se ilumina" ("Uma vida iluminada"); "O Continente" ("O Tempo e O Vento"); "Breve romance de sonho" ("De olhos bem fechados")...

    (Ju)

    ResponderExcluir