quarta-feira, 9 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 9

   Oi, bonitinhos!

   O tema de hoje seria aplicável a muitos livros, foi difícil escolher um, mas vamos lá:

Um livro que você achou que não ia gostar mas acabou amando

   Stoner, do John Williams.

   A minha história com esse romance foi a seguinte: eu tenho um amigo que tinha lido esse livro, amou, e queria muito que eu lesse. Como eu gosto bastante de ler coisas indicadas pelos meus amigos, eu peguei o Stoner emprestado dele e fui ler durante uma viagenzinha. E comecei odiando.


   Os primeiros capítulos são muito chatos - nada acontece, as personagens não são interessantes, eu não consegui simpatizar com o que acontecia - nada. Eu odiei um pouco o meu amigo por me indicar um livro tão chato, mas sabendo que ele gostava de mim e não queria que eu sofresse, continuei a leitura, esperando que melhorasse. E a minha reação começou a ser:

"Ah, entendi. Bem esperto."
E depois chegou num ponto:



E terminou com:
"Por que você está nos fazendo sentir essas coisas?"

   Porque o livro é LINDO! É a história de um cara (o mr. Stoner) que vem de uma família super simples, vai para faculdade para estudar alguma coisa tipo agronomia, mas se apaixona por literatura e segue por esse caminho. Ele não é brilhante, ele não é interessante, ele não tem nada de mais. Só que justamente por isso, a gente acaba se identificando com o cara: todas as conquistas e os problemas dele são tão comuns, mas tratados com tanta delicadeza e tanto cuidado pelo narrador que tomam uma dimensão muito mais ampla.
   No fundo, o livro, para mim, trata de como a vida é feita de amor, indiferença, desengano e vaidade. E como o sentimento de culpa na verdade não leva a lugar nenhum.
   O livro narra toda a vida do Stoner, então vai de antes da Segunda Guerra até os anos 60, 70 (não lembro ao certo agora). É bem interessante de ver a percepção que ele tem da guerra e a influência que ela tem na vida dele - que é ao mesmo tempo crucial e desimportante. Também é legal de ler sobre como funciona a academia - todas as picuinhas e bobagens que acontecem nesse meio.
   Enfim, o livro é maravilhoso. Até os primeiros capítulos depois se justificam como refletindo a completa aridez da vida do protagonista. Se você tem coragem de passar por esse caminho pedregoso, o final faz o sofrimento superável e você acaba se sentindo demais por ter terminado um romance tão bom.


Edição que eu li:


















Título: Stoner
Autor: John Williams
Editora: NYRB Classics
Ano da primeira publicação: 1965


E vocês, têm algum livro que acharam que iam odiar mas acabaram amando?

Beijinhos

Um comentário:

  1. Acho que... "A arte de furtar", quando tive que ler pra Literatura Portuguesa II, não parecia algo que seria muito legal (não achei que ia odiar, só que não ia gostar), mas, putaqueopariu, o livro é ÓTIMO!

    (Ju)

    ResponderExcluir