quarta-feira, 23 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 15

Oi, bonitinhos!

O tema de hoje é um chuchu:

 Personagem masculina favorita

Jamie (da série Outlander, de Diana Gabaldon)

   O critério de escolha de hoje foi o mais besta possível: qual cara eu gostaria de "dar uns pegas". Sinto muito, eu sei que eu deveria ter um insight e falar sobre alguma personagem complexa que me fizesse ver o mundo de maneira diferente, me colocando numa perspectiva masculina que se opõe à minha experiência como mulher. NÃO VOU FAZER ISSO. Tenho dois motivos: um sério e feminista, o outro de fã enlouquecida.
   Primeiro, falemos sobre o sério. Acho que uma das maiores contribuições da teoria feminista para a literatura foi mostrar o quanto nós mulheres nos vemos obrigadas a lermos como homens se vamos escolhemos obras “canônicas” da literatura universal. A grande maioria dos livros que são considerados “os melhores” têm protagonistas homens, falando sobre sua vida como membros do sexo masculino não vou entrar na discussão sobre o que é sexo/gênero, ok?. Raramente temos, nesse tipo de obra, expressões da experiência feminina, pois, na maioria dos casos, a mulher é colocada no lugar do “outro”, do algo que é tanto inalcançável quanto incompreensível, tendo a função de um simples objeto de desejo ou de um prêmio de consolação. Assim, se eu fosse escolher a personagem masculina que eu mais gosto a partir do critério de identificação, eu estaria, em certa medida, repetindo um tipo de leitura da qual eu não acredito que eu possa me beneficiar. Embora eu acredite que é possível se identificar com qualquer personagem independentemente do seu gênero, eu não queria passar a mensagem de que eu “sou” essa personagem, ou que eu queria ser. Enfim, é uma posição que eu escolhi adotar, mas aceito críticas e comentários, beleza?

   Segundo critério: eu tenho um sério caso de fangirling1 com o Jamie. Ele é lindo, alto, ruivo, honesto, corajoso, gentil, escocês, usa kilt, fala gaélico... O que mais uma mulher pode pedir? Ele não é perfeito, mas pensando que ele nasceu no século XVIII, a mentalidade dele já é bem avançada para o seu tempo.
Para quem não conhece Outlander, é uma série de romances históricos, que falam sobre a Claire Beauchamp, uma enfermeira da década de 40 que viaja no tempo e vai parar no século XVIII, no meio das revoltas jacobitas escocesas. Pode parecer bobinho, mas é surpreendentemente bem escrito. Eu acho que a série se estende demais (atualmente são oito romances de mais de 700 páginas cada), mas as personagens são bem trabalhadas e é interessante para aprender um pouco mais sobre a história da Escócia.
Escócia! Escócia!

   O Jamie é o cara por quem a Claire se apaixona quando vai para o século XVIII. Ele é membro do clã dos Mackenzies por parte de mãe, e dos Frasers por parte de pai. A história dele é meio atribulada, e ele tem um arquiinimigo, Jack Randall, que é um ascendente do marido da Claire no século XX. Parece novela mexicana, mas é tri bom, ok?
   Eu não vou dar mais motivos do porque eu amo o Jamie, pois vocês têm que ler o livro – ou ver a série, que parece que vai sair logo e tem o ator mais lindo do planeta.

Edição que eu li:






















Título: A Viajante do Tempo
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Rocco
Ano da primeira publicação:

1- Fangirling: sabe as meninininhas que desmaiavam quando um beatle passava perto delas lá nos anos 60? Isso é fangirling.


E vocês, qual a personagem masculina que mais gostam?

beijocas

6 comentários:

  1. Sempre me sinto um super peixinho fora d'água quando as referências são séries... Ainda mais séries históricas com viagens no tempo, mas, ok.
    Esse post é difícil de responder... Mas, enfim, eu acho que minha personagem masculina preferida é o silva (o livro todo é escrito em minúsculas, então, tem que ser "silva" mesmo) narrador do "a máquina de fazer espanhóis" do Valter Hugo Mãe... Não necessariamente por ele ser homem, mas por ele ser um dos narradores mais sensíveis aos quais eu tive acesso e isso ser lindo.

    (é a Ju - Terra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tive um critério bastante esquisito pra escolher essa personagem. Tô com 'a máquina de fazer espanhóis' pra ler, tô muito afim desse livro :P Espero que seja tão bom quanto a propaganda que eu ando recebendo dele.

      Excluir