quarta-feira, 2 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 2

    Oi bonitinhos,

    O tópico de hoje é mais fácil que o de ontem, mas tenho muitas considerações a fazer sobre ele:


Um livro que você leu mais de três vezes

   Em primeiro lugar, eu queria deixar claro que acredito que a releitura deve ser praticada com moderação: nem todos os livros são feitos para serem relidos, e a maioria na verdade não é. Dito isso, eu também gostaria de acrescentar que eu só aprendi essa regrinha depois de anos de reler livros como se fossem músicas no repeat. A maioria parte do que eu li antes dos 15 anos, eu li trocentas vezes. 
    A série que eu (obviamente) mais reli foi Harry Potter (livro 1 - 14 vezes; livro 2 - 12; livro 3 - 10; livro 4 - 7; livro 5 - 4; livro 6 - 2; livro 7 - 1), mas eu não queria falar sobre essa série hoje, porque eu vou falar sobre ela amanhã, então só deixei vocês com um gostinho da minha obsessão de adolescência. Uma outra série que eu gostava bastante nessa época era O Diário da Princesa, da Meg Cabot. Portanto, hoje eu vou falar sobre o livro mais rosa da minha coleção: O diário da princesa.


   Para quem não viu o filme da Disney e não leu o livro, O diário da princesa conta a história de Mia Thermopolis, uma menina adolescente comum que acaba descobrindo que é, na verdade, uma princesa de um pequeno país europeu chamado Genovia. No filme, o pai dela havia morrido e ela morava com a mãe em São Francisco. No livro, o pai dela tem câncer nos testículos e não pode ter outros filhos, então ela se torna a sucessora ao trono. É um livrinho bem divertido (principalmente quando você é uma guria de 13 anos) e eu li ele pela primeira vez na praia, numa só tarde, trancada no quarto porque estava com infecção estomacal. 
   

  Depois disso, eu li a história da Mia mais umas 3 ou 4 vezes - toda vez que eu precisava achar que podia virar uma princesa também (confessem, quem nunca quis? isso vale pra vocês também, guris). Eu acho que eu nunca acabei de ler a série toda - li o segundo e o terceiro, mas depois já começou a ficar meio chato, porque a narradora é muito cansativa, e a história não tem mais muito pra onde ir. O texto é em forma de diário, então a gente fica bem próximo dos pensamentos da Mia, e, depois de um certo tempo, esses pensamentos são sempre os mesmos. Enfim, os outros livros da série me decepcionaram bastante (deu pra reparar?), mas o primeiro era bonitinho e eu me divertia bastante imaginando como eu agiria se fosse a personagem principal. 

Edição que eu li:
Título: O Diário da Princesa
Autor: Meg Cabot
Editora: Record
Data da primeira publicação: 2000


   E vocês, qual livro já leram mais de três vezes?

   beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário