terça-feira, 8 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - Dia 8

   Oi, bonitinhos!

   O post de hoje é sobre:

O livro mais superestimado


   Antes de qualquer coisa, eu quero dizer que eu amo o Saramago, ok? Tem mais livros dele que eu gosto do que não gosto. Ainda assim, Caim me irrita bastante. 
   Para quem não sabe, a história do livro é uma releitura da passagem de Caim e Abel, em que a personagem principal, Caim, acaba sendo amaldiçoada e vaga pela terra, testemunhando várias passagens bíblicas e atestando a falta de noção de Deus. É parecido com o que o autor fez no O Evangelho segundo Jesus Cristo, mas não tem nem metade do poder do outro livro. 
O que, Saramago, o que...

   Enquanto as perguntas que José e Jesus se fazem no Evangelho são bem fundamentadas no enredo, a personagem do Caim é muito rancorosa contra Deus, e me parece meio birrenta. Nada fica tão bem construído quanto no romance anterior, muitas das situações parecem ou muito inverossímeis ou muito exageradas. 
   No entanto, o livro não é ruim, mas bem mediano, e perto do resto da obra do Saramago fica muito bobinho. Mesmo assim, tem gente que acredita que porque foi escrito pelo José Saramago, ganhador do Nobel, tem que ser maravilhoso, etc, etc. Não é. Acho que até mesmo o Viagem do Elefante, que não tem nada de mais, é melhor do que o Caim, porque, pelo menos, é mais divertido. 
Eu, lendo esse livro.



Edição que eu li:

















Título: Caim
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 2009

E vocês, qual livro consideram mais superestimado?

Beijinhos


Um comentário:

  1. "O apanhador no campo de centeio", qualquer livro do Machado de Assis - nos cursos de Letras (exceto o conto "O espelho")...

    ResponderExcluir