terça-feira, 1 de outubro de 2013

30-day Book Challenge - DIA 1

Oi, bonitinhos!

Para compensar a minha falta de vídeos no YouTube, eu resolvi aceitar o convite da minha amiga Laura Louzada, do blog Biblioteca da Laura, e fazer um 30-day Book Challenge, em que nós indicamos um livro por dia a partir de uma lista achada no tumblr . Espero que outubro bombe por aqui!!
  

Então, a primeira postagem é: 

O melhor livro que você leu no ano passado

        Vamos combinar que já começa com uma pergunta difícil. Eu li muitos livros bons no ano passado (A Trama do Casamento, do Jeffrey Eugenides, A Visita Cruel do Tempo, da Jennifer Egan, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do José Saramago, Os Maias, do Eça de Queirós), então escolher o melhor é muito complicado. Decidi escolher um de uma autora que é muito boa, e, atualmente, uma das minhas favoritas: A Época da Inocência, da Edith Wharton.
             O livro conta a história da Condessa Olenska, do Newland Archer e da May Welland. Em resumo, o Newland quer casar com a May mas acaba se apaixonando pela condessa, que, CHOQUEM, é divorciada (se vocês não ficaram espantados, a alta sociedade novaiorquina da época ficou, gente). No começo, o livro é um pouco parado, porque a Edith tem muito cuidado na hora de apresentar o cenário, mas depois ele engrena. É incrível a maneira como a narração dela é tão vívida - o leitor se sente dentro das festas, dos teatros e das casas maravilhosas que ela apresenta, além das descrições de cenas em que as personagens (principalmente o Newland e a condessa) se encontram e não podem demonstrar o que sentem. Eu passei a metade do livro sentada na pontinha da cadeira esperando pra ver como eles iam resolver toda a situação e me sentindo super aflita com o que eles sentiam. Acho que essa é a melhor qualidade do livro, além das personagens complexas e do enredo bem arranjadinho. 
            Merece destaque o final (que eu não vou contar, claro), mas que não deixa o livro tão óbvio e, ao mesmo tempo, consegue satisfazer uns leitores mais moralistas - e uns nem tanto assim que nem eu. O The Age of Innocence, ou A Época da Inocência, foi o meu melhor livro de 2012 porque mistura uma delicadeza na hora de lidar com os sentimentos das personagens e uma agudeza de descrição que não poupa nenhuma situação do escrutínio. E a Edith Wharton ainda ganhou o Pulitzer por ele! 

Edição que eu li: 
Título: The Age of Innocence
Autor: Edith Wharton
Editora: Signet Classics
Data da primeira publicação: 1920

Tem um filme do Martin Scorcese de 1993 com o Daniel Day-Lewis, a Michelle Pfeiffer e a Winona Ryder como Newland, Olenska e May. Não tive a oportunidade de assistir a ele ainda, mas fica a indicação.
















E vocês, qual o melhor livro que leram no ano passado? 


beijos, até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário